domingo, 20 de setembro de 2009

ENGENHARIA GENÉTICA pt 1. 1º ano

A engenharia genética é uma manipulação do DNA, que permite transplantar genes de uma espécie para outra e criar uma molécula de DNA que não existia na natureza. Se pá, ele deve ser uma nova molécula de DNA criada, puta que pariu, vai ser perfeito assim lá longe:



Enzimas de restrição

Tá tendo uma lutinha: "OS VÍRUS ESTÃO ATACANDO" gritam as bactérias. "NÓS VAMOS ACABAR COM VOCÊS" revidam os vírus. Mas as basctérias são inteligentes, e chamam reforços... " VAMOS PRODUZIR NOSSAS ENZIMAS ESPECIAS, AS ENZIMAS DE RESTRIÇÃO" E então acontece a digievolução -q e as enzimas de restrição fragmentam o DNA do vírus o que impede a sua reprodução. E enfim, as bactérias ganham a lutinha.

Criando um novo organismo

É assim, as bactérias possuem um DNA principal e um pequeno DNA circular, o (mais um nominho fdp pra você decorar) plasmídeo, com capacidade de se duplicar independentemente do principal. Com a ajudinha da salvadora da patria, as enzimas de restrição, é possivel abrir o lasmídeo e introduzir nele um fragmento de DNA de outra espécie que pode ser uma célula humana e responsável por determinada proteína. Depois que recebe o novo fragnebto de DNA, o plasmídeo torna-se um DNA recombinante, isto é, uma molpecula formada pela união de duas ou mais moléculas de DNA não encontradas juntas na natureza, e é introduzido na bactéria, que passa a produzir, por exemplo, uma proteína humana, a que dá a belezanas pessoas, que foi o que aconteceu no nosso perfeito Brad Pitt. Ou então pode ser exemplo também a insulina, hormônio secretado pelo pâncreas que controla a utilização da glicose pela célula. Esse hormônio está ausente nos indivíduos portadores de diabetes, que, por isso, apresentam deficiência na utilização da glicose, com sérias consequências para a saúde, coitado dos velinhos diabeticos que ficam 2074509270432 horas na fila do SUS.

E quando a bactéria de reproduz, as filinhas delas também vão ter o DNA recombinante. Esse processo de produção de cópias idênticas tem um nome meio obvio, clonagem de DNA. .-.

Graças a Deus que eu não sou diabética da época em que não tinha engenharia genética, porque a insulina utilizada era de origem suína e bovina, mas uma desvantagem desse processo é o tempo para a produção e purificação do hormônio. Além disso, não é exatemente igual ao humano, ele pode provocar reação alérgica em alguns pacientes. Já imaginou se em uma dessas reações o paciente sofre mutação e começa a nascer um fucinho de porco ou rabo de vaca no paciente, eu ia da risada ein. Mas então, além da insulina são produzidos diversos tipos de vacina, como a contra a hepatite B, o interferonm que combate infecção virais (simbora nas lutinhas de novo -q) e outros medicamentos e ftores coagulantes para portadores da hemofilia.

to be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário