domingo, 20 de setembro de 2009

ENGENHARIA GENÉTICA pt 2. 1º ano

Transgênicos

Os organismos geneticamente modificados (OGM) são aqueles nos quais foi introduzido DNA de outra espécie ou DNA modificado da mesma espécie.

Tem um video na internet do Green Peace (detalhe importante: o Green Peace é TOTALMENTE CONTR os trangênicos) que vai explicar melhor pra vocês o que são os OGM.




Hoje também existem milhares de cobaias transgênicas, geneticamente propensas a vários tipos de doenças, importantes para a pesquisa de novos medicamentos. também há animais trangênicos com genes humanos para produção de determinadas substâncias, como as cabras transgênicas que produzem no leite fatores para a coagulação do sangue.


Gente, to falando nesse assunto sem brincadeiras e piadinhas porque é realmente sério o negocio, e eu também sou contra os transgênicos. Mas opinião é que nem cú, cada um com o seu.


Diagnóstico e terapia gênica


Mano, eu fico de cara como as coisas evoluem, se liga só: As técnicas da engenharia genética podem ser usadas para diagnóstico e tratamento de diversas doenças genéticas. Conhecido o gene responsável pela doença, é possível fabricar um filamento complementar, chamado de sonda, capaz de se encaixar no gene e acusar sua presença. Desse modo a doença pode ser detectada ainda no embrião retirando-se algumas células do liquído amniótico ou da placenta. PUTA QUE PARIU VÉY, você nem nasceu ainda, não nada além de uma porra de um feto, e já conseguem saber se você tem alguma doença. É meu fii, essa é a evolução das coisas. Mas por enquanto só algumas doenças podem ser detectadas desse modo.


Análise do DNA

Ao tratar um DNA com uma enzima de restrição, obtém-se uma coleção de fragmentos com tamanhos diferentes, que podem ser separados uns dos outros. Se liga só cmofas: colocam eles num trem tipo gelatina e são submetidos a um campo elétrico. Os fragmentos maiores migram lentamentes, (tipo; são gordos então võ de vagar porque cansa correr sabe) e os menores mais depressa (obvio, são magrelos então, simbora correr). Forma-se assim um conjunto de bandas semelhantes ao código de barras das embalagens, pronto, você já pode se sentir um produto e passar naquelas paradinhas de ver preço no código de barras: COMPRE COMPRE COMPRE, CONFIRA AQUI, HUMANOS POR 5 REAIS, CONFIRAM NO CÓDIGO DE BARRAS. -q Esse processo é chamado de separação em gel por eletroforese


como cada indivíduo possui uma coleção característica, é possível determinar uma espécie de "impressão digital" ou "código de barras" típico de cada pessoa. Por isso esse exame é denominado impressão digital genética ou impressão digital do DNA. Pode ficar feliz, caro amigo, você tem seu próprio código de barras \o/



Esse examesinho é o que ratinho usa nos testes de DNA pra descobrir a paternidade da fubasada que aparece la. A técnica consiste em extrair DNA dos glóbulos brancos do sangue da mãe, da criança e do suposto pai. O DNA de cada um é tratado pelas mesmas enzimas de restrição e os fragmentos obtidos são separados, formando-se, assim, o padrão de bandas de cada indivíduo. Ai compara geral o DNA da galerinha e boa, descobrem se é ou não o pai. Quando bem realizado, esse exame indica a paternidade com uma probabilidade de 99,9999% E tem gente que ainda insiste em dizer que não é o pai, cabra safado.



O exame pode ser feito mesmo depois da morte do acusado pela xumação do cadáver ou pela análise do DNA de parentes, aaaaaaah, na boa? Não quero comparar meu DNA com defunto não.

Também pode determinar o grau de parentesco entre populações de uma mesma espécie e entre espécies diferentes, pois, quato mais parecidos forem dois indivíduos, maior será a semelhança entre os padrões de bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário