domingo, 20 de setembro de 2009

MUTAÇÕES 1º ano.

Alterações no material genético, que podem ser causadas por radiações, criptonita -n, substâncias químicas ou erros no emparelhamento das bases não corrigidos pelas enzimas de duplicação do DNA. As mutações modificam a sequência de bases nitrogenadas. Com isso, as proteínas fabricadas serão outras e as características do organismo serão diferentes que nem dessa galera ai:


A alteração de uma única base nitrogenada pode ter uma puta consequencia para o organismo. Provavélmente foi o que aconteceu com quem assistiu essa novela ai, sofreu uma mutação que afetou o juizo da pessoa. Mas enfim, é o caso também da anemia falcifome, que resulta da troca de uma aminoácido na molécula de hemoglobina. Outras vezes a troca de um aminoácido na base pode levar a um códon responsável pelo mesmo aminoácido. Por exemplo, tem aquela paradinha la de GLUTAMINA, ela pode ser codificada por CCA por CAG. Então se a mutação trocar a terceira base (A) por uma base G, a glutamina não vai virar nada além de glutamina, não vai ter super-poderes de mtante, coitada.


As mutações que acrescentam ou retram um aminoácido tem mais probabilidade de alterar o organismo que aquelas que acrescentam ou retiram um códon.


E eu não sei como esses mutantes ai não tiveram cancêr. Porque tipo, hoje sabemos que o cancêr pode ser provocado por certas mutações em determinados genes que controlam a divisão celular. Com isso, forma-se celulas atípicas, que são tudo umas loucas e não param de se reproduzir, causando tumores.


Embora a maioria das mutações seja prejudicial (como no caso da galera da novela -q) pois altera ao acaso um sistema vivo, que é altamente organizado, alguns podem "melhorar" ligeiramente uma característica do organismo. Por isso as mutações, juntamente com a seleção natural, são fatores importantes para a evolução das espécies. Vai que um dia a gente evolui e tem poderes como os dos mutantes da novela, já imaginou ficar igual o Metamorfo? *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário