domingo, 4 de outubro de 2009

DIVISÃO CELULAR pt 2. 1º ano.

Na desgraminha da meiose ocorre muitos dos acontecimentos da mitose, como a formação do fuso acromático, o desaparecimento da membrana nuclear e o movimento dos cromossomos para o equador e para os pólos da célula.
A DIFERENÇA BÁSICA entre esses dois processos é que na meiose, acontecem duas divisões celulares seguidas, que resultam na formação de quatro células-filhas para cada célula que inicia o processo. Durante esse período cada cromossomosinho se duplica apenas um vez, por isso a redução do padrão cromossomial de 2n para n, e depois, com a fecundação, a manutenção do número de cromossomos de uma geração para outra.

Meiose I.

Profáse I. Ocorre o emparelhamento dos cromossomos hómologos.
Esse emparelhamento é exclusivo da meiose e garante que cada célula-filha receba um cromossomo de cada par de homólogo. Assim, todas as células-filhas ficam felizes! \o/\o/
A membrana nuclear e o nucléolo fragmentam-se e os fios de cromatina condensam-se (viram leite condensado dik.)
Pode ocorrer troca de pedaços de cromossomos homólogos (ai no livro ta escrito entre parênteses assim: o que veremos mais adiante. Então, não sei pra que colocar isso agora se veremos mais adiante. Mas beleza (Y) )

A porcaria da Profáse I é dividida em subfases, tudo pra complicar nossa vida, AOO TIÃO DA VIOLA. q

- Leptóteno: Os cromossomos comelam a se condensar. E viva o leite condensado. -nn
-Zigóteno: inicia-se a sinapse.
-Paquíteno: completa o pareamento dos homólogos. Cada par de homólogo forma uma díade, e como a duplicação é bem visível observam-se quatro cromátides cujo conjunto é chamado de tétrade. Inicia-se a permutação ou crossing-over.
-Diplóteno: os cromossomos começam a separar-se, mas permanecem unidos nos pontos pontos das cromátides em que ocorreram as permutações. Em um desses pontos aparecem uma figura em X, chamada de quiasma.
-Diacinese: os cromossomos ficam mais condensados e as quiasmas deslizam para a extremidade do bivalente, fenômeno chamado de TEMINALIZAÇÃO DOS QUIASMAS; a permutação completa-se na anáfase I com a separação dos homólogos.

Metáfase I. Por causa do emparelhamento, os cromossomos não ficam alinhados, eles permanecem de cada lado da região mediana do fuso acromático.
ado-a-ado cada um no seu quadrado.

Anáfase I. Os cromossomos homólogos separam-se e vão para pólos opostos, por causa da contração dps fios do fuso. As cromátides não se separam então os cromossomos que migram para os polos são duplos.

Telófase I. Os cromossomos chegam os pólos ainda duplicados sem se desenrolarem completamente, tudo junto e misturado como diria nosso brother, Latino -q. O citoplasma divide-se e formam-se duas células-filhas. Essas células são haplóides e a divisão é reducional.

Meiose II.

Intersinese: intervalo entre a primeira a segunda divisão da meiose. É bem curtinho, e logo começa uma segunda profáse. E é importante observar (brinqs, nem é importante) que não vai ocorrer duplicação do DNA.
Movimentos cromossomiais idênticos os da mitose.
No fim da segunda divisão o número de cromossomos não se reduz, por isso é chamado de divisão equacional. No entanto, como cada cromossomo duplicado, não se separa em dois cromossomos simples, não há mais duas copias de cada molécula de DNA por célula.

q

Nenhum comentário:

Postar um comentário